Ficha de Leitura + Biblioteca
4/4 - “O que eu quero é saber quanto é que tu sabes”
Design de Comunicação IV
Será possível medir o nosso conhecimento?

A publicação 4/4 aborda essa questão, com base no texto de Gregory Bateson, «Pai, Quanto é que tu Sabes?» e explora os quatro quartos do cérebro sugeridos pelo autor: «Parte Pensante», «Teias de Aranha», «Nevoeiro» e «Confusão». Cada um tem a sua função na criação do conhecimento. Na primeira parte – a «Parte Pensante» – desenhamos um paralelo aos argumentos do texto com a nossa própria interpretação. A segunda parte, como o autor refere, encaminha-nos às «Teias de Aranha» – a informação codificada que os nossos professores nos «dão» mas que raramente utilizamos no futuro. A terceira parte evoca toda a informação que existe, nos media, opinião pública, entre outros. E por fim, a quarta parte – a «Confusão» – é gerada pelos outros três quartos ao tentar pensar.

Ao providenciar uma experiência de leitura distinta, 4/4 não quer ser uma resposta absoluta à questão «Como é criado o conhecimento?», mas uma mera formulação de uma hipótese, desejavelmente complexa e aberta.