Void Setup () {} Void Draw () {}
Body Awareness - Consciência Corporal
Audiovisual e Multimédia II
A obrigação constante de lidar com o corpo é inevitável. Este invólucro em constante mudança, além de nos conter, identifica-nos perante os outros. O hábito de nos observarmos todos os dias leva-nos a construir uma imagem mental que, depois de tantas alterações acumuladas, passa a ser a de alguém novo. Por isso, a auto-observação, especialmente em ângulos pouco comuns, continua a causar constrangimento.

Neste sentido, foi desenvolvido o projeto Body Awareness – Consciência Corporal, recorrendo a captura de vídeo em tempo real e linguagem de programação Processing. Para a apresentação do projeto foi criada uma instalação composta por três computadores com câmaras integradas e iluminação controlada. Os utilizadores do primeiro computador dispunham apenas de imagens captadas no momento que permaneciam, parcialmente, no ecrã, em transparência com o vídeo capturado em tempo real. Desta forma, o utilizador poderia experienciar a ilusão de sair do corpo, misturar-se consigo próprio em vários ângulos ou com os traços faciais de um segundo utilizador. Este primeiro computador dispunha ainda de uma ligação a um projetor, dando oportunidade aos restantes de observar a experiência. Nos computadores seguintes, a imagem transparente ao vídeo era fixa, consistindo em rostos com características menos comuns ao público da instalação.

Para além da sensação de estranheza provocada pelas imagens resultantes, foi notória a mudança de expressão corporal de cada vez que alguém era confrontado com a sua imagem no ecrã, como se fosse impossível descontrair na sua presença.