Ficha de Leitura + Biblioteca
Crisis — Thoughts about the education paradigms
Design de Comunicação IV
«Vivemos uma crise global.» Ouvimos (e repetimos) estas palavras vezes sem conta nos últimos anos.

Sim, é verdade que passamos por uma profunda crise económica e sim, isso deve preocupar-nos e sim, deveríamos estar sempre a fazer tudo o que está ao nosso alcance para resolver esta situação. Mas poderemos nós afirmar que esta é a única crise de que a nossa sociedade sofre?

Durante o esforço para resolver uma crise – a económica – outras áreas da nossa sociedade foram negligenciadas e encontram-se agora também em crise. Acreditamos que a educação é uma dessas áreas. Este facto deve preocupar-nos senão mais que a crise na economia.

Seguimos hoje um modelo educacional ultrapassado e não sintonizado com a realidade das nossas escolas, para não mencionar as necessidades específicas dos nossos estudantes. É imperativo encontrar novos modelos de educação, não apenas para que possamos ser melhores profissionais, mas também, melhores cidadãos.

Estas são as questões que a publicação Crisis – Thoughts about the education paradigms aborda, através das vozes de um conjunto de autores. Mas como quase todos estes defendem a importância da voz dos estudantes, colocámos a nossa, enquanto autoras, editoras e estudantes, como notas marginais aos conteúdos centrais.