A Aula A do Dia D
EM VOZ ALTA: Currículos Imaginados para Design de Comunicação
Design de Comunicação V
EM VOZ ALTA parte do exercício Curriculum imaginado que propunha a realização de um plano de estudos de Design de Comunicação idealizado pelos seus alunos; pretendeu dar voz a esses mesmo currículos e às ideias neles contidas, levando-as a debate perante a comunidade escolar. Em cada currículo imaginado encontrámos uma vontade de construir outras formas de aprender e estruturar o curso: um pensamento crítico e criativo sobre o que é a universidade, o nosso lugar nesta, o que fazer para chegarmos a uma aprendizagem mais adequada às atuais necessidades e para potenciarmos uma vivência mais envolvente nos espaços da faculdade. Mais idealistas ou pragmáticas, em todas estas propostas encontrámos paralelos ao curso atual de Design de Comunicação, identificámos as suas lacunas e virtudes.

O projeto foi formalizado num ciclo de eventos – «EM VOZ ALTA, apresenta», «Não Sabes Isso? Nós Também Não! Workshop dos Finalistas para os Novatos», e «Conversas entre Alunos e Professores» – e na publicação Pôr as ideias em ordem que devolveu à comunidade escolar o registo dos eventos e uma leitura orientada dos currículos.

Assumimos este projeto como um trabalho de tradução daquilo que os nossos colegas, individualmente, afirmaram nos seus currículos imaginados; mas também como um possível incentivo para uma ação académica coletiva. Esperamos que os futuros alunos lhe deem uma consequência, para que um espírito de comunidade que ocupa este espaço e este tempo se crie e desenvolva.