Ficha de Leitura + Biblioteca
Ensino ou Indústria? Da formação do indivíduo à formação das massas
Design de Comunicação IV
Que futuro para o ensino? É a esta pergunta que Ensino ou Indústria? pretende dar resposta.

Se é certo que o ensino se encontra neste momento num ponto de estagnação, estando eminente uma necessária ruptura, qual será o seu rumo?

Tal como se de uma fábrica se tratasse, na escola os alunos passam por uma espécie de formatação em série. Este processo de uniformização e as consequências que daí advêm levam à perda de certas características individuais. Assim, tal como a fotocópia do original perde qualidade, o aluno tratado de forma indiferenciada torna-se a repetição do que já foi repetido tantas vezes antes dele. Isto produz uma sociedade acrítica e passiva.

Por contraponto, acreditamos que a palavra ensino não está confinada apenas a uma fórmula convencional e uniforme que se materializa dentro das quatro paredes de uma sala de aula. Neste oceano tão vasto, alguns autores apresentam soluções e defendem outros métodos que não os que estão em vigor. Esta publicação é assim a incursão pelas opiniões de personalidades tão diversas como Raoul Vaneigem, Maria Montessori, Jacques Rancière, Florian Waldvogel, Sugata Mitra ou Ivan Illich, numa reflexão conjunta sobre o panorama educacional.