Ficha de Leitura + Biblioteca
Como uniformizar libertar a educação?
Design de Comunicação IV
A educação parece ser o conceito que mais implica a questão da futuridade, mas na realidade em que nos inserimos isto torna-se difuso. Muitas vezes quando nos referimos à educação acabamos por atribuir maior ênfase aos ensinamentos anteriores dos mestres e a toda a tradição ligada à escola. Todavia existem outras perspetivas válidas e Como uniformizar libertar a educação? pretende subverter essa visão mais convencional, trazendo para a discussão aquilo que é o futuro como possibilidade, o espaço para os «ses».

Todos os tempos, passado e presente, já foram outrora futuro e, em cada um deles, teve de se optar por uma possibilidade. Esta publicação tem como objetivo mostrar o «outro lado», as outras opções que até hoje continuam assim – apenas alternativas ao sistema existente; perspetivas que vão além daquilo que é a conformação dos ideais pré-existentes. Assim, partimos em busca de propostas para métodos alternativos que em alguns casos até foram executados, mas que nunca chegaram a ser implementados num sistema tradicional.

Neste mar de possibilidades o ser humano tem o poder de projetar o futuro libertando-se das uniformizações do passado e do presente.

Como uniformizar libertar a educação? mais do que uma reflexão acerca da educação pretende redirecionar as possibilidades de futuro manifestando que as realidades à margem existem e são tão válidas quanto as realidades mais convencionais.