Ficha de Leitura + Biblioteca
Sinapses — Design, Interacção, Educação. Qual o processo?
Design de Comunicação IV
À semelhança das sinapses nervosas, o nosso quotidiano como estudantes de design de comunicação é pautado por múltiplas formas de interação, de forma mais ou menos explícita, e que são a essência do nosso processo de aprendizagem.

No texto «Design Interactive Education», Max Bruinsma reflete sobre a evolução exponencial das novas tecnologias e o desenvolvimento da «idade da informação». Mas faz, sobretudo, o apelo a um novo tipo de interação que ultrapassa a mera concepção de utilização dos novos recursos digitais: a diversificação de escolhas de diferentes disciplinas dentro do curso de design e a diluição de barreiras entre diferentes cursos, faculdades e áreas do conhecimento, nomeadamente a arte, o design e a ciência.

Tendo por mote estas premissas, Sinapses explora a interação na educação em design nas suas múltiplas formas, dimensões e práticas. Esta abordagem é baseada numa dupla perspetiva – por um lado, fazendo uso de um conjunto de referentes teóricos, por outro, a partir da nossa própria visão e experiência enquanto estudantes de design no Ensino Superior.