A Aula A do Dia D
(the)SIGN - A journal of wading at FBAUL
Design de Comunicação V
(the)SIGN é um comentário crítico ao sistema de sinalética da FBAUL. Qualquer instituição de ensino exige um sistema de orientação; numa faculdade com um departamento de Design de Comunicação as exigências são ainda maiores.

Partimos do princípio que, se a escola é um espaço com uma função oficial – o ensino –, todas as outras funções são criadas espontaneamente por alunos, professores e funcionários. Estamos sempre conscientes destes espaços alternativos, mas muitos deles, não sendo oficiais, nunca são sinalizados. A intenção deste projeto é identificar e representar a coabitação das dimensões oficiais e espontâneas de ocupação. Procurámos auscultar a relação dos estudantes com o edifício que lhes serve de escola. Criámos um percurso com mapas interativos implementados nas paredes da faculdade, onde qualquer aluno podia deixar a sua leitura e apropriação do espaço da FBAUL.

Por último, a publicação «The Journal of Way-finding» é o passo-a-passo da investigação; como um diário, documenta todo o processo: as ideias, as intenções abandonadas, os momentos de incerteza e de sucesso – tudo aquilo que definiu o nosso fluxo de trabalho e, por consequência, o projeto. Muito embora se configure como uma síntese final, este diário é, afinal, um ponto de partida para uma reflexão sobre o espaço da FBAUL.