A Aula A do Dia D
Vértices do Ensino — Ideologia, Diálogo, Espaço
Design de Comunicação V
Este ciclo de cinema teve por mote o futuro do ensino universitário e, em particular do curso de Design de Comunicação da FBAUL. Em cada uma das suas sessões e após a visualização de um filme, debatemos as temáticas subjacentes – ideologia, diálogo, espaço – na sua relação com os sistemas pedagógicos.

Para discorrer sobre a ideologia ou a «ciência da formação das ideias», extraímos de Grands soirs & petits matins (1978), de William Klein, as questões: «Qual o papel da escola na produção de valores ideológicos comuns? Poderá a universidade ser motor de transformação/revolução e a sala de aula espaço propício à expressão de ideais?» Recorrendo ao imaginário do Maio de 68, procurámos analisar os ideais da época em que vivemos e como estes informam a metodologia e discurso de professores e de estudantes. Educating Rita (1983), de Lewis Gilbert, serviu-nos como parábola ao valor do diálogo enquanto conceito fundacional dos sistemas educativos contemporâneos. Centrámos a discussão na questão «Qual a importância do diálogo na formação de um aluno/cidadão?». First Case, Second Case (1979), de Abbas Kiarostami, encerrou o ciclo. Perante a questão «Em que aspetos o espaço da escola transcende as fronteiras da sala de aula?» debatemos a escola como lugar que imediatamente inclui a família, os media e a opinião pública, os sistemas ideológicos vigentes, entre outros espaços sociais, morais e políticos. Por último, uma publicação documenta este ciclo e cruza as suas conclusões com um conjunto de testemunhos teóricos de autores como Dennis Atkinson, Paul Elliman, Joseph Kosuth ou Herbert Read.